O que é câncer intestinal?
O câncer intestinal, mais precisamente chamado de câncer colorretal, é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais no intestino grosso, que é dividido em cólon e reto. Na grande maioria dos casos, esse tipo de câncer se desenvolve a partir de pólipos adenomatosos, que são lesões benignas que crescem na parede interna do intestino. Ao longo de vários anos (um processo que pode levar de 10 a 15 anos), alguns desses pólipos podem sofrer uma série de mutações genéticas e se transformar em um tumor maligno. Este é um dos aspectos mais importantes do câncer intestinal: a sua prevenção é viável. Através do rastreamento com exames como a colonoscopia, os pólipos pré-cancerosos podem ser identificados e removidos antes de evoluírem para câncer. Fatores de risco incluem idade avançada (a maioria dos casos ocorre após os 50 anos), histórico familiar, dieta pobre em fibras e rica em carnes processadas, tabagismo, obesidade e doenças inflamatórias intestinais.
Quadro clínico do câncer intestinal
O câncer intestinal pode ser silencioso em seus estágios iniciais, o que reforça a imensa importância dos exames de rastreamento. Quando os sintomas do câncer intestinal se manifestam, eles geralmente estão relacionados ao tamanho e à localização do tumor. Os sinais de alerta mais comuns são:
- Sangramento nas fezes: Sangue vivo ou escuro (fezes enegrecidas).
- Alteração persistente no hábito intestinal: Diarreia, constipação ou uma sensação de que o intestino não esvazia completamente.
- Dor abdominal ou desconforto: Cólicas, gases ou dores constantes.
- Anemia inexplicada: Levando a fadiga, cansaço e palidez, muitas vezes causada por sangramento oculto.
- Perda de peso não intencional.
- Fezes afiladas ou em forma de fita: Indicando que o tumor pode estar obstruindo parcialmente o canal intestinal.
Diagnóstico do câncer intestinal
O diagnóstico do câncer intestinal é um processo que combina a investigação de sintomas com exames de rastreamento. O principal exame, considerado padrão-ouro, é a colonoscopia. Através dela, é possível:
- Visualizar todo o interior do cólon e do reto.
- Identificar a presença de pólipos, tumores ou outras áreas suspeitas.
- Realizar biópsias (coleta de pequenos fragmentos de tecido) para análise anátomo-patológica, que é o que confirma o diagnóstico de câncer intestinal.
- Remover pólipos pré-cancerosos, atuando também como ferramenta de prevenção.
Uma vez confirmado o diagnóstico, exames de imagem como a Tomografia Computadorizada do tórax, abdômen e pélvis são essenciais para determinar o estadiamento da doença, ou seja, verificar sua extensão e se há metástases para outros órgãos.
Tratamento do câncer intestinal
O tratamento do câncer intestinal é multidisciplinar e altamente personalizado, dependendo do estágio da doença, localização do tumor e do estado de saúde do paciente. As modalidades de tratamento incluem:
- Cirurgia: É o tratamento principal para a maioria dos casos de câncer intestinal localizado. O procedimento envolve a remoção do segmento do intestino afetado pelo tumor e os gânglios linfáticos próximos. Técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, são frequentemente utilizadas.
- Quimioterapia: Pode ser administrada após a cirurgia (adjuvante) para eliminar células cancerígenas remanescentes, ou antes da cirurgia (neoadjuvante) para reduzir tumores retais, por exemplo. Também é o pilar do tratamento para doença metastática.
- Radioterapia: Utilizada principalmente para tumores no reto, em conjunto com a quimioterapia (quimiorradioterapia), para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia.
- Terapias Alvo e Imunoterapia: São tratamentos modernos que atuam em alvos específicos das células cancerígenas ou estimulam o sistema imunológico a combatê-las, usadas em cenários específicos.
Procure um especialista
O sucesso no tratamento do câncer intestinal está diretamente ligado ao diagnóstico precoce. Sintomas como sangramento retal ou alterações no hábito intestinal nunca devem ser ignorados ou atribuídos a outras causas sem uma investigação adequada. O Dr. Reginaldo Prado, coloproctologista com vasta experiência em oncologia digestiva, é referência no diagnóstico e tratamento do câncer intestinal. Ele oferece um acompanhamento integral, desde a colonoscopia de rastreamento até as mais modernas opções de tratamento cirúrgico e clínico. Não adie a sua saúde. Marque uma consulta com o Dr. Reginaldo Prado e tenha acesso a um cuidado especializado que pode fazer toda a diferença no seu prognóstico.
